mais de 100 milímetros

Com chuva e vento, Santa Maria tem queda de árvores, postes e trânsito com bloqueios

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Buraco na Avenida Presidente Vargas ameaça pedestres e trânsito

A chuva que começou ainda na noite de segunda-feira e se intensificou na terça-feira causa danos e transtornos em Santa Maria e nas cidades da região. Em Santa Maria, o vento atingiu a velocidade de 78km/h durante a noite de terça-feira, e o acumulado de chuva, até 7h30min desta quarta-feira, era de 110mm. 

Foram registrados pelo menos oito pontos de alagamentos e 51 casas parcialmente ou totalmente destelhadas, onde bombeiros e defesa civil distribuíram lonas. Até as 7h desta quarta-feira, foram pelo menos 16 árvores removidas pelos bombeiros, que seguiam atuando na BR-158 entre Santa Maria e Itaara, onde o trânsito ficou mais lento e em uma só pista devido a queda de troncos. Pelo menos duas residências aguardam o corte de árvores que ameaçam a segurança dos moradores. Na Região Oeste, a mais castigada pelo temporal, uma casa teve um desabamento parcial.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Na Avenida Paulo Lauda, um outdoor caiu e bloqueou um trecho do trânsito em frente ao Centro Comercial.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Postes tombaram na Rua Rio Grande do Norte, Bairro Parque Pinheiro Machado

COMO PEDIR AJUDA 
Os números 153, 193 e 190 podem ser contatados em caso de emergência. Tem ainda os seguintes números de WhatsApp do CIOSP: (55) 99217 - 8122, (55) 99167 - 4728 e (55) 99110 - 7940. Já a Defesa Civil municipal atende aos chamados pelo (55) 3222 - 5192 e no (55) 99110 - 7940.

QUEDA DE POSTES E FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA 
Um poste pegou fogo por volta de meia-noite na BR-287, próximo ao cruzamento com a Rua Vasco da Cunha. O temporal provocou danos na rede elétrica e há residências desabastecidas.  Também houve queda de poste de luz na Rua Guaratan, na Tancredo Neves. Na mesma rua, também há registro de queda de árvores.

De acordo com a RGE, 40 mil clientes estão sem energia elétrica em todo o Estado nesta manhã, a maioria em Santa Maria e Santiago. As equipes trabalham para restabelecer o serviço. Quem precisar informar falta de luz pode entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99955-0002, pelo telefone 0800 970 0900 ou enviar o código do cliente por SMS para o número  27350.

Morador da Rua Armim Schvarcz, no Bairro Tancredo Neves, José Carlos Alves conta sobre um poste que caiu na via. No dia do aniversário, em que completa 73 anos, ele, que é funcionário de uma lavanderia, não conseguiu ir trabalhar e conta: 

- De madrugada veio o temporal, nós já reclamamos do poste para a RGE, mas não tinha sido trocado. Desde a primeira hora que vimos o poste caído, pela meia-noite, ligamos novamente. Esperamos eles arrumarem. Ontem ficamos com medo do temporal, hoje estamos cuidando para não passar caminhão e arrebentar os fios do poste.  

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

CARRETA TOMBADA NA BR-158 
Por volta de 8h10min, uma carreta que trafegava na Br-158, no sentido Itaara - Santa Maria, tombou. O acidente foi entre a ponte do Vale do Menino Deus, a Garganta do Diabo, e o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trânsito ficou bloqueado e os agentes da PRF organizavam uma forma de liberar de forma alternada entre os dois sentidos. O condutor da carreta sofreu ferimentos leves e foi socorrido e encaminhado para atendimento médio. 

BLOQUEIOS NO TRÂNSITO 
Além do bloqueio na BR-158 entre Santa Maria e Itaara, os motoristas precisam ficar atentos a outros dois trechos: na Avenida Paulo Lauda, parte do trânsito ficou bloqueado por conta da queda do outdoor, próximo do Centro Comercial. No Bairro Patronato, no sentido Bairro-Centro, a via está em meia pista, próximo a uma revenda de veículos, devido a um buraco na calçada com mais de três metros de profundidade e que já está comprometendo parte da pista. O local segue sinalizado.

DANOS E ESTRAGOS
A Defesa Civil de Santa Maria recebeu mais de 30 solicitações de pedidos de lona de moradores que tiveram casas destelhadas. A maior parte das ocorrências é registrada nos bairros Pinheiro Machado, Tancredo Neves, Boi Morto e Campestre do Menino Deus. Até 7h45min, foram distribuídos 150 metros de lona pela Defesa Civil.

Na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato, sentido Bairro-Centro, o trânsito está em meia pista devido a um buraco na calçada e também na pista. O local está sinalizado.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

REGIÃO
O município de Itaara cancelou as aulas nesta quarta-feira por conta do volume de chuva e das condições das estradas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

sasad

Santa Maria tem pelo menos oito pontos de alagamento e mais de 51 casas destelhadas Próximo

Santa Maria tem pelo menos oito pontos de alagamento e mais de 51 casas destelhadas

Geral